Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - GUINÉ

Guiné



A guiné no Brasil é muito utilizada, junto com a arruda, em vasos de proteção colocados à porta das casas. A guiné funciona como uma espécie de "antena" que capta as más vibrações (energias negativas), que são neutralizadas pelo poder purificador da arruda.

Também utilizada para banho, a guiné é mais potente que a Arruda no sentido de transmutar as energias negativas em positivas. As duas plantas alcançam o seu objetivo, ou seja, trazem o benefício ao paciente, contudo, a guiné possui elementos mais concentrados para esse tipo de serviço.

Familia: Fitolacáceas
Nome Científico: Petiveria alliacea
Nomes Populares: Guiné, erva de pipi, tipi, tipi-verdadeiro, amansa senhor, mucura-caá.
Parte Utilizada: Toda a planta, especialmente a raiz.

Características e Cultivo:

Subarbustiva perene de até 1 metro de altura, ramos eretos, folhas alternas elípticas, lisas. Folhas alternas, patentes, curtamente pecioladas, oblongo-lanceoladas, acuminadas, integérrimas, mais ou menos ondeadas de base cuneiforme estriada num pecíolo canaliculado de cerca de 5 mm de comprimento, levemente membranáceas, com a nervura mediana proeminente na face inferior e as nervuras secundárias arqueadas, glabras em ambas as páginas, exceto na face superior das nervuras de cor verde escura na página superior e mais clara na inferior. Medem de 5 a 10 cm de largura. Flores brancas minúsculas em espigas terminais.
CULTIVO: Precisa de solo fértil e pouco ensolarado.

Propriedades Medicinais:

Detém qualidades depurativas, diuréticas, emenagogas, estimulantes, antiespasmódicas, febrífugas e sudoríferas. Óleo essencial, taninos e flavonóides.

Indicações e Usos:

Indicada para afecções de cabeça, da vista, contra falta de memória, reumatismo, paralisia, estados nervosos, pelos seus poderes analgésicos, mas apenas em uso externo, em compressas.
O pó da raiz ameniza a dor de dente e previne cáries, eliminação de toxinas, faringite, laringite, tumores, problemas causados por vírus, fungos e bactérias.
Popularmente também usado em gargarejos para combater dor de garganta e depressão no sistema imunológico, dores (braços, cabeça, coluna, lombares, reumáticas).
Para dores reumáticas aplicar as folhas frescas ou secas da erva, em forma de compressa, sobre a região afetada.

Efeitos colaterais: Não usar internamente, pois é tóxica, abortiva e pode causar alucinações.

Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

7 comentários: