Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - SENE FOLHAS

Sene Folhas

O sene (Cassia angustifolia) é uma planta da família Fabaceae, nativa da Ásia tropical, incluindo subcontinente Indiano. Dispersa pelo Oriente Médio, Norte da África, inicialmente pelos Egípcios e posteriormente pelos Árabes, Gregos e Romanos. Atualmente está distribuída em todas as regiões semi-áridas do mundo (Lal et al, 1997; Mascolo et al, 1998).
O sene vem sendo utilizado por suas propriedades fitoterápicas desde o século IX, mas seu uso como laxante e regulador tiveram destaque apenas na época do renascimento. Seu nome cientifico, Senna alexandrina Miller, se deu pelos taxonomistas modernos que agruparam duas espécies em um só nome, mas na maioria das casas naturais ou casas de ervas o sene é encontrado sob dois nomes, Cassia senna L. (sene-de-alexandria) e Cassia angustifoli Vahl ( sene-de-tinnevelly ou sene-indiana) segundo Simões (1999, p. 559).



História: Os médicos Árabes foram os primeiros a usar a sene para fins medicinais, com seu uso datando desde o século IX a.C. Desde então esta erva exerce um papel importante na medicina tradicional Árabe e também Européia.  Das folhas é feito o chá que quando administrado corretamente exerce como regulador intestinal. O nome da planta é derivado do árabe “sena” e da palavra hebraica “cássia”, que juntas significam “descascar”, uma referência a casca do caule que é facilmente removida.
Reproduz-se na primavera e necessita de muito sol no seu cultivo. O arbusto atinge 1 metro de altura, com caule ereto, lenhoso e de flores amarelas. O chá de sene folha é laxativo e purgativo, regulador intestinal e indicado para cólicas biliares, gases, prisão de ventre e obesidade.

Contra-indicação:
 Não é recomendado para crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Modo de Fazer:
1 colher de chá da sene folhas para 250 ml de água. Coloque os 250 ml de água para ferver, quando estiver em ponto de ebulição apagar o fogo e despejar sobre a erva que deverá estar em recipiente ou caneca de vidro, louça ou barro.  Consumir 1 vez ao dia.

CHÁ DE SENE E ROSAS BRANCAS
DESINTOXICANTE E EMBELEZADOR DA PELE

Preparado com ervas apropriadas para equilibrar o organismo. Depurativo, laxante suave, adstringente, anti-séptico, emoliente. O equilíbrio orgânico também é sentido na pele, que fica viçosa e livre de impurezas. Tem sabor
agradável e é aromático.



Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário