Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - EUCALIPTO


EUCALIPTO

fonte da imagem: Google imagens


Família: Mirtaceae
Espécies: Eucalyptus globulus; Eucalyptus citriodora; Eucaliptua cinérea.
Nomes Populares: Gomeiro-azul, Árvore-da-febre, Eucalipto.

Original da Austrália, a árvore foi introduzida na Europa no final do século XVIII e destilada comercialmente nos anos 1850.  Atinge até 80m de altura, é difundido e industrializado. Folhas duras, verdes lanceoladas ou ovais, perfumadas, flores pequenas de 1 cm de diâmetro , solitárias ou agrupadas, de coloração esbranquiçada. Existem variedades de floradas rosadas ou vermelhas.

Planta da família das Mirtáceas apresenta-se como árvores e raras vezes em arbustos, sempre verde, que possui um óleo essencial, o eucaliptol, muito recomendado no tratamento da bronquite e demais doenças do aparelho respiratório.
Existem muitas variedades de eucalipto no Brasil, principalmente em áreas de reflorestamento pela indústria madeireira, que utiliza a polpa de sua madeira para a fabricação de papel. Atualmente, do eucalipto, tudo se aproveita. Das folhas, extraem-se óleos essenciais empregados em produtos de limpeza e alimentícios, em perfumes e até em remédios. A casca oferece tanino, usado no curtimento do couro. O tronco fornece madeira para sarrafos, lambris, ripas, vigas, postes, varas, esteios para minas, mastros para barco, tábuas para embalagens e móveis. Sua fibra é utilizada como matéria-prima para a fabricação de papel e celulose. A partir do pólen extraído de suas flores, produz-se mel de altíssima qualidade, ao qual se atribuem, inclusive, propriedades medicinais.
O tipo de eucalipto mais comum no Brasil é um tipo de árvore de grande porte e crescimento rápido.
Todas as espécies e variedades de eucalipto são originárias da Austrália.




É bastante utilizada como medicamento, onde sua atuação no tratamento de algumas doenças é bastante eficaz, seja através de chás, inalações, xaropes, essências, tinturas, cápsulas ou pomadas.
As inalações feitas através da infusão das folhas do eucalipto são muito utilizadas com excelentes resultados. Funcionam como descongestionante.
A essência do eucalipto, altamente aromática, é utilizada amplamente pela indústria de alimentos, principalmente na fabricação de balas e outras guloseimas.
Em chás, o eucalipto serve para ajudar nos problemas das vias respiratórias.
Mascar suas folhas alivia a dor e inflamação da garganta.
Tradicionalmente, os aborígines australianos cobriam feridas com folhas de eucalipto para apressar a cura. Pesquisas recentes confirmam propriedades antiinflamatórias e alívio de dores, e pode reduzir inchaços e acelerar a cura.
Alergias e infecções: o eucalipto possui propriedades antibacterianas, é um bom agente antivirótico e estimula o sistema imunológico. Quando usado em difusores aromáticos, ou vaporizadores, o eucalipto reduz micróbios no ar. 
Dores e indisposições: o óleo de eucalipto parece esfriar a pele, mas aquece os músculos; para dor nas costas (rigidez e dores na região lombar, ombros e pescoço) uma massagem com óleo essencial de eucalipto pode trazer muitos benefícios e bem-estar; para isso, adicione até 5 gotas do óleo essencial em 20ml de óleo carreador (óleo de amêndoas doces ou óleo de semente de uva, por exemplo) ou em 20g de creme de massagem. O cineol que ele contém, torna-o analgésico, e também baixa febre.

 Indicações e Utilização: Afecções das vias respiratórias: gripe, bronquites, asma, tosse, catarro; Doenças reumáticas; Anti-séptico; Repelente de insetos.

Contra-indicações: não é indicado o uso de eucalipto por pessoas asmáticas e por pessoas que fazem qualquer tratamento com homeopatia. Uso na gestação e na amamentação é contra-indicado.

Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

4 comentários:

  1. Bem, se é indicado para combater a asma, por que então é contra-indicado para pessoas asmáticas? Alguém pode explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o link onde consta a resposta de sua pergunta.Observação:site europeu médico (PORTUGAL),porque não entconrei referências brasileiras.
      https://www.indice.eu/pt/INDICEonline/DCI/canfora-eucaliptol-mentol/

      Excluir
  2. Bem, se é indicado para combater a asma, por que então é contra-indicado para pessoas asmáticas? Alguém pode explicar?

    ResponderExcluir
  3. Também não intendo...as vezes tenho problemas respiratórios?
    Será que serei prejudicada

    ResponderExcluir