Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

BENEFICÍOS E USOS - HIPÉRICO

HIPÉRICO
(Hypericum perforatum)


Hipérico - Hypericum perforatum


O Hipérico (Hypericum perforatum) é uma planta medicinal também conhecida como Erva-de-São-João, Hipericão, Hipérico-Verdadeiro e Qian Ceng Lou (chinês).

A Planta: É um pequeno arbusto, de porte erecto, atingindo cerca de 1 metro de altura. As folhas são opostas, sésseis, dotadas de glândulas translúcidas, que podem ser observadas colocando-se a folha contra a luz. As flores são numerosas, persistentes, de coloração amarela e possuem pequenos pontos pretos ou amarelos ao longo das margens das flores que contêm elevadas concentrações do pigmento vermelho hipericina.

História: O Hipérico foi usado como um remédio herbário por suas propriedades antiflamatórias e curativas desde a Idade Média. Muitos dos herbalistas antigos notáveis, incluindo Hipócrates e Plínio, descreveram as propriedades medicinais do hipérico.
Em 1633, o compêndio herbário 'Gerard's Herbal' descreveu o uso da planta como um balsamo para queimaduras e seu óleo também era popular na época; O óleo das flores frescas, que possui uma cor avermelhada após ser exposto a luz solar; um novo interesse no hipérico ocorreu na década passada e hoje esta erva é muito usada para tratamento da ansiedade e da depressão. Desde 1995, o hipérico tornou-se o antidepressivo mais prescrevido na Alemanha.


Curiosodade: O nome popular Erva-de-São-João é em honra aos Cavaleiros de São João de Jerusalém que usavam o Hipericão para tratar feridas de campo de batalha, durante as Cruzadas. Devido ao fato da hipericina produzir uma cor vermelha luminosa, o Hipérico é associado com sangue e frequentemente utilizado no dia 24 de junho, o dia do banquete de João Batista (a data em que ele foi decapitado). Também usada como proteção do mal.


Usos Tradicionais: Famosa por combater depressão e ansiedade, distúrbios do sono, antiflamatório, antiviral, expectorante, insuficiência digestiva, excitação nervosa, calores da menopausa e TPM.  Durante séculos foi muito utilizada, inicialmente pela sua capacidade de cicatrizar feridas, úlceras de pele e queimaduras. Tanto na forma de extrato seco ou folhas secas, pó e tintura, os melhores resultados começam a aparecer cerca de duas semanas do início do tratamento, tempo mínimo que levam para impregnar a área do cérebro onde atuam. Isso acontece também com os antidepressivos alopáticos ou químicos. Nenhum deles tem efeito imediato como se fosse um analgésico ou anestésico.
O Hipérico também vem sendo alvo de pesquisas como sendo um agente antivirótico para HIV. O óleo do Hipérico pode ajudar a regenerar nervos quando usado interiormente e topicamente. O óleo de Hiperico é feito da planta fresca e usado para tratar contusões, queimaduras, feridas, dores nas costas, varizes, hemorróidas, queimaduras de sol, tumores, herpes e dores no nervo ciático.


Contra-Indicações: O hipérico deve ser evitado durante a gravidez (Abortivo) ou amamentação. Pode provocar eritema (manchas vermelhas) em algumas pessoas de pele muito clara expostas aos raios ultravioletas do sol entre 10 e 16 horas. É incompatível com alimentos e plantas que contenham tiramina (a associação poderá produzir elevações da tensão arterial).

Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário