Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Como usar as especiarias - parte 2




Continuação...

Aqui vão curiosidades e dicas de uso de alguns temperos que você
encontra no Empório Alecrim.


Chilli (Mexicano): Ingredientes: pimenta chili, cominho, orégano e alho. Utilizado em pratos mexicanos, dão um sabor especial às carnes, peixes, frutos do mar, ovos e cozidos. Ótimo também em carne moída e hambúrguer.                                                


Coentro (folhas): Da família dos cheiros-verdes, parente da salsa, com sabor e perfume bem estimulantes. A folha é indicada para pratos de peixe e frutos do mar. Deve ser usada com parcimônia, pois seu sabor é acentuado.


Coentro (sementes): A semente moída, esfregada em carne de porco ou frango, antes de assar, é sensacional. Bom também para molho de carnes. A semente inteira é usada no preparo de ponches, picles, doces e no café. Também usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes. Também muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar.



Cominho (em Sementes ou moído): De sabor forte, deve ser usado em pequenas quantidades em pratos à base de queijos, ovos, carnes, aves, batatas e legumes. Também recomendado no preparo de molhos e pães. Vai bem até no feijão. As sementes moídas são muito usadas para o tempero de picles.



Colorífico: Também conhecido como colorau, dá cor apetitosa realçando um tom vermelho-alaranjado nas carnes, arroz, frango, peixes, caldeiradas e moquecas. Usado também para o preparo de picadinhos de carnes, sopas e molhos em geral.



Curry: Originário da Índia. É uma mistura de vários temperos e condimentos. Realça o sabor dos alimentos, e é indicado no preparo de carnes, aves, peixes, sopas, molhos, arroz, casseroles, queijos, legumes, camarões, ovos e canapés.



Cebola + Alho + Salsa: Ótimo em aves e carnes bovina.



Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário