Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

sábado, 4 de dezembro de 2010

BENEFICÍOS E USOS - ALECRIM

ALECRIM
(Rosmaninus officinalis)
Órgãos mais beneficiados pelo Alecrim: o coração e o estômago.

DESCRIÇÃO:
Nativo na Europa.
Romarin - romarinho - libanotis, erva coroada, flor do Olimpo.

Arbusto aromático de haste lenhosa, atinge 1 metro de altura, medra em solos da orla marítima. Flolhas coriáceas, linearis, estreitas, verdes, acinzentadas no verso. Flores brancas, azuladas reunidas em inflorescência terminal.

O Alecrim do Campo tem as mesmas propriedades medicinais.
Dose normal: 5g a 10g de folhas por litro.

Observação importante:Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

USO MEDICINAL
O Alecrim , sob o domínio do Sol , é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios. Combate gases, males do fígado, rins e intestinos, menstruações irregulares e difíceis, estados nervosos e histéricos. Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização, também é tônico capilar.
Por ser altamente estimulante, o chá de alecrim não deve ser tomado á noite, sob risco de prejudicar o sono.
USO ENERGÉTICO
Nós falamos que o Alecrim é um "costurador do Plexo solar".
Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.
Ajuda também muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima.
Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. É A ERVA DA CORAGEM!


USO CULINÁRIO
- O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia.
- Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses.
- O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.
- Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em



um bom Vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto (O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.
- O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.
- Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.
- Conserva de alecrim para saladas: Em um vidro de boca estreita, esterilizado, coloque um galhinho de alecrim, um de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Acrescente ¾ do vidro de vinagre de maçãs , água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Está pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.

OUTROS USOS
- O alecrim também pode ser encontrado em Tintura-mãe.
- O chá forte de folhas de Alecrim é ótimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, dá brilho de novo aos cabelos, e deixa-os muito mais escuros e com brilho.
- Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite.
- Essas compressas também melhoram muito as dores de estômago.
- O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia. O Alecrim combate os invejosos!

Receitas com Alecrim:

Frango Grelhado com Alecrim

Ingredientes:

  • 300 gr de peito de frango desossado em filés.
  • 1 dente(s) de alho
  • quanto baste de mostarda em pó
  • quanto baste de alecrim
  • 1 unidade(s) de cebola ralada(s)
  • quanto baste de sal
  • 2 colher(es) (sopa) de azeite
  • quanto baste de shoyu

Preparação:

Tempere o frango com sal a gosto, alho picado, 1 pitada de mostarda em pó, uma pitada de cebola e 1 pitada de alecrim. Pré-aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma panela (de preferência com ante-aderente, e doure o frango. A seguir, salpique mais uma pitada de alecrim, e o restante da cebola ralada, deixe a cebola gratinar e coloque no prato e regue com molho de soja a gosto. Serve como acompanhamento de arroz branco, decore com salsa picada.

Vinagre com Alecrim

Ingredientes:

2 ramos de alecrim fresco
1litro de vinagre de vinho rosé
6 dentes de alho descascados
e cortados ao meio.


Coloque o alecrim numa garrafa de vidro esterilizada. Junte o vinagre até preencher 2/3 da garrafa. Coloque o alho e, com cuidado, preencha com o vinagre restante.
Tampe com rolha e deixe descansar por 2 dias.
Guarde em temperatura ambiente, bem tampado, por até 8 semanas.

Um comentário: