Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como usar as especiarias - parte 1

Aqui vão curiosidades e dicas de uso de alguns temperos que você
encontra no Empório Alecrim.


Alecrim Originário da Europa Central, erva de aroma fresco, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, peixes, frutos do mar, carnes, patês, omeletes, ensopados (carneiro fica sensacional), berinjelas, batatas, couve-flor, pães, sucos e saladas de frutas. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão. As folinhas secas maceradas, passadas em carne de porco ou galinha, antes de assar, dão um toque especial. Um pouquinho também no bolo de fubá fica ótimo.





Alho desidratado (em flocos ou granulado): Seco e desidratado substitui o alho fresco em todas as suas aplicações.  O alho é essencial em praticamente tudo que se faz de salgado. O segredo é usá-lo com exatidão.

              



Alho Porró: lembra um pouco a cebola, é ideal para os molhos à base de manteiga e cogumelo fresco, saladas, sopas e caldos de peixe.






Amo Pizza e Macarrão: Ingredientes: Orégano, manjericão, tomilho e manjerona. Ideal para pizzas (pincelar os discos junto com o molho e cobrir com mussarela ou outra cobertura para não queimar os flocos), pastéis, petiscos, queijos, canapés, molhos, omeletes. Também utilizado em pratos a base de batatas e queijos.





Aniz Estrelado Originário da China, é usado em pratos orientais com porco, pato ou galinha e em legumes preparados com molho de soja. Usa-se também uma estrela em bule de chá mate. Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas. 

   



Bacon em Flocos: Uma delicia em batatas recheadas, feijão e saladas.




Canela (pó ou pedaço) Usada em pedaços para aromatizar calda de doces e, em pó, para polvilhar sobre bananas assadas, tortas e arroz doce. Indispensável no quentão e no ponche de vinho quente, em pedaços.






Cardamomo Proveniente da costa do Malabar, na Índia, é usada em bolos, bolachas, licores, café e conservas de arenque. Usa-se também em saladas de frutas.






Cebola em flocos: pura e desidratada é indicada em todas as preparações da cebola fresca, bastando hidratá-la em água gelada, ou adicioná-la seca em sopas, molhos, aves e carnes bovinas, etc.






Cebolinha verde: Parente da cebola, mesmo aroma, mesmo sabor, mas menos marcante. Não deve faltar nos refogados, molhos, vinhas-d’alhos e saladas. Muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.
 


Açafrão (Brasileiro – Curcuma) Raiz de planta da família do gengibre, importada da Índia e da Jamaica. É aplicada para coloração de alimentos como arroz e caldos.
 



Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário