Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

BENEFICÍOS E USOS - ANIS ESTRELADO

Anis–Estrelado
(Illicium verum. Hook)
 

AÇÃO E INDICAÇÃO: Planta anti-séptica, aromática, calmante, digestiva, diurética, expectorante. Combate inflamações e gases intestinais. Muito usado em bebidas, alimentos e remédios. O óleo adocicado é expectorante pulmonar, combate tosse, catarro e asma. A infusão combate cólica estomacais, enjôo e vômitos, além de aumentar a produção de leite materno. Doses excessivas provocam embriagues, confusão mental. Evite uso prolongado. Observação importante:Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Histórico e Curiosidades: Existe uma grande confusão com o nome anis. No Brasil refere-se ao anis estrelado, só que no resto do mundo o termo "anis" ou "anis-verde" é empregado quando se refere à planta Pinpinella anisum, que aqui no Brasil é chamada de "erva-doce". Sua origem é tida como chinesa. No século XIX Lord Cavendish foi o primeiro a conhecê-la na China, e foi a pessoa que a introduziu na Europa.  Além da China, também é encontrada em estado nativo no Vietnam. Não é cultivado em nosso território, sendo importado principalmente da Europa. É muito empregado pela indústria farmacêutica, de bebidas e perfumaria. O nome de Illicium vem do radical latino illicere, que quer dizer "atrair e seduzir", daí vêm os termos em português aliciar. E foi dado este nome devido ao aroma forte e agradável que exala, realmente seduzindo as pessoas.

Princípios ativos: Muito rico em óleos essenciais, que são utilizados principalmente como aromatizantes. Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente anti-viral.

Ação Farmacológica e Indicações: É muito parecida com as ações da "erva-doce", sendo muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, ou seja, facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente anti-espasmódico. Possui ação diurética e promove a vitalidade. É muito comum o chá para cólicas intestinais e menstruação, para recém nascidos deve-se tomar cuidado com os excessos, pois pode intoxicar as crianças.

USO ENERGÉTICO
. Planeta:
Júpiter
. Elemento:
Ar
Atributos: Prosperidade, elevação e poderes psíquicos.
Usado para proteção. Um travesseiro feito com anis proporciona um sono tranqüilo e sem pesadelos.
É considerado um ótimo protetor contra olho gordo.

Uso Culinário: O Anis-estrelado combina muito bem com doces, geléias, sobremesas e principalmente com frutas em calda. Experimente colocar uma estrela em compotas de goiaba, manga e até mesmo em doce de banana. Combina com shoyu e pode ser usado em caldos e molhos orientais à base deste ingrediente.
pratos salgados combina Em com carnes: frango, carne de vaca e até em caldos para peixes e frutos do mar. Fica delicioso e é muito usado com carne de porco e pato. Experimente marinar costelas de porco com shoyu e anis estrelado.
É usado também com arroz, em sopas, caldos e cozidos. Aromatiza chás. Experimente fazer um chá preto e colocar um pedaço de anis estrelado!

Aromatiza chás. Experimente fazer um chá preto e colocar um pedaço de anis estrelado!

No ocidente é pouco usado na culinária, mas encontrou seu lugar: ele substitui a erva-doce em algumas bebidas famosas como o Pernod, Anisette e Pastis e é usado em algumas sobremesas e balas.

Chá - Cólicas em geral


3 anis-estrelado
1 colher de erva-doce
1 colher de cominho
4 xícaras de água fervendo.
Moa o anis e deixe em fervura com a erva-doce e o cominho por 1 a 2 minutos.Espere esfriar, coe e ofereça durante os intervalos das refeições.

2 comentários:

  1. Olá minha querida Mona...que lindo ficou esse cantinho do Empório Alecrim!!!!!
    Fico muito feliz em ver concretizado todo seu trabalho e dedicação ...Sei o quanto foi trabalhoso colocar tudo em ordem...mas valeu a pena ....Tanto a loja quanto o blog estão lindos e com uma energia muito gostosa....Desejo-lhe muita sorte e muitas bençãos....Que Pai Oxóssi,Ossain e a Sagrada Jurema derramem seus Axé,suas luzes e suas bençãos....Beijos!!!!!
    Paz ,prosperidade e boas realizações sempre!!!!!
    Aurélia.

    ResponderExcluir