Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

AS ERVAS E O SONO

Um toque da Natureza e sonhe com os anjos

Com as ervas medicinais temos uma excelente alternativa para os males do sono. Em conjunto com hábitos simples e saudáveis vão tornar nossa noite de sono mais tranqüila e prazerosa, onde o objetivo principal é atingir o equilíbrio físico e mental de nosso corpo. O sono é importante para manter a boa saúde, um dos atos mais importantes para o ser humano já é um grande problema para a sociedade atual. Dormir não é apenas uma necessidade de descanso físico e mental: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo.


FALTA DE SONO PODE CAUSAR:

- Redução do vigor físico
- Envelhecimento precoce
- Cansaço e sonolência durante o dia
- Irritabilidade
- Alterações repentinas de humor
- Comprometimento da criatividade
- Redução da capacidade de planejar e executar
- Desatenção e dificuldade de concentração
- Diminuição do tônus muscular
- Comprometimento do sistema imunológico
- Tendência a desenvolver obesidade
- Doenças cardiovasculares e gastrintestinais
- Hipertensão
- Diabetes


A Importância do Sono

Uma boa noite de sono é muito importante para a saúde e o equilíbrio do ser humano.
Enquanto dormimos, o organismo diminui o ritmo de funcionamento ao mínimo necessário para a eliminação de toxinas e impurezas. Muitos hormônios são produzidos principalmente durante o sono profundo, como, por exemplo, a serotonina, denominada hormônio do humor, é comum dizer logo de manhã quando chegamos ao trabalho e encontramos alguém de cara amarrada, que esta pessoa teve uma noite mal dormida. A simples mudança de alguns hábitos pode ajudar você a dormir.


AS ERVAS E O SONO

As ervas possuem propriedades terapêuticas, além disso, proporciona agradável bem estar, exerce uma influência sutil na mente e no corpo.


Chá de Macela Há muito tempo vem sendo usada, para fazer travesseiros contra insônia crônica e o stress físico.  Monteiro Lobato que se imortalizou, quando encheu a boneca Emília com esta erva. Indicado contra insônia e perturbação nervosa.

Chá de CamomilaNa Grécia, a camomila florescia abundantemente, distinguindo –se desde a antiguidade, pelo seu aroma agradável, levemente adocicado. Muito divulgado na Europa por diminuir a irritabilidade, a ansiedade e a insônia. Indicado contra tensões nervosas, ansiedade, depressão, insônia e enxaquecas.

Chá de Eucalipto – Suas folhas de odor agradável e penetrante ajudam a diminuir rinite. Bronquite, sinusite e tosse. Também ótimo para combater a falta de sono.

Chá de Erva-Doce – Aumenta o leite materno, combate cólicas em crianças, é digestivo e contra azia. É diurético e provoca sono.

Chá de Melissa – Tônico e calmante combate processos inflamatórios internos e gastrite crônica.

Chá de Valeriana - É uma planta medicinal muito antiga, como é recordado pelo seu nome científico, derivado do latim valere, ter saúde. Sedativo, calmante, histeria, perturbações da menopausa, insônia crônica, estresse, dermatoses pruriginosas, perturbações cardíacas de origem nervosa e cãibras.

Chá de Hipérico - O Hipérico, em alguns lugares do Brasil, também é popularmente conhecido como "Erva de São João", apesar de não ser a única planta conhecida por este nome e, por isso, muitas vezes há confusão. É usada como remédio fitoterápico e também na criação de remédios homeopáticos. É um antidepressivo e/ou calmante natural. Na Alemanha, chega a ser de oito a dez vezes mais prescrita contra distimia e depressão clínica leve ou moderada do que Prozac (o antidepressivo químico mais usado mundialmente). Calmante, antidepressivo, antiirritante, contra diarréias e inflamações, sedativo, vermífugo e cola gogo, insônia e nervosismo.

Chá de Maracujá - Calmante, ansiedade, angustia insônia, asma, dor de cabeça nervosa, histeria, menopausa, neurastenia, neurose, nevralgia, sedativo, pressão alta e estresse.



Combinação de Ervas para uma boa noite de sono:

Capim Cidreira + Camomila + Melissa + Hipérico + Maracujá.

Coloque 1 colher (de café) de cada uma das ervas e reserve em um recipiente de vidro ou barro. Coloque 250 ml de água para ferver. Quando a água levantar fervura, despeje sobre as ervas e abafe pro cerca de 10 a 20 minutos com um guardanapo de tecido. Beber 2 horas antes de dormir.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário