Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - ARGILA

Argilas



O que é argila e sua classificação?

São rochas sedimentares constituídas por inúmeros minerais e em diferentes proporções e estão associadas aos óxidos (composto binário de oxigênio e outro elemento) que lhes conferem várias tonalidades. Apresenta-se com um aspecto terroso e com granulações finas.
As argilas são classificadas em primárias e secundárias.

Primárias: são originadas da decomposição do solo devido às ações físio-químicas do ambiente natural ao longo dos anos. Normalmente, possui um aspecto terroso e com granulações finas como se houvesse passado por um processo de moagem.

Secundárias: são decorrentes da sedimentação de partículas transportadas pelas chuvas e pelos ventos, e possui a aparência de lama ou tem em aspecto mais pastoso.

Propriedades das argilas

Acredita-se que as propriedades terapêuticas da argila devam-se ás trocas energéticas, tanto iônicas quanto radiônicas, que ocorrem com os elétrons livres existentes nos minerais que a compõem.
A terra nos fornece a água que é energia vital e a maior e melhor fonte natural de minerais que são encontrados nos alimentos. Entretanto, quando a deficiência de minerais for grande, podemos empregar uma terapia pela pele com a aplicação de uma substância natural: tanto argila medicinal quanto bentonita as quais junto com o sol, o ar e a água formam o mais poderoso agente de recuperação física do universo.
Além disso, quanto mais tempo elas tenham sido submetidas aos elementos da natureza (como o sol o ar e a água) mais ativa ela será. Ao usá-las de maneira correta, tanto na saúde quanto na estética, resultará em funções preventivas e curativas. Tal recurso natural é empregado desde os primórdios da humanidade e tiveram grande impulso entre os egípcios, os grego, os hindus. Os romanos e os indígenas dos mais diversos países, os quais chegaram, também, a desenvolver outras utilidades para a argila e a bentonita.

Tipos de argilas (terrosas)

Existem vários tipos de argilas e, embora seus valores individuais sejam semelhantes, há uma pequena diferença de um tipo para outro. No entanto, essa variação não modifica seu valor de atuação, sendo a concentração individual de seus minerais que determinará seu valor.
O nome atribuído ás argilas terrosas deve-se á cor ou tonalidade que apresentam. Eis alguns exemplos: amarela, branca, cinza, marrom, preta, rosa, verde, vermelha etc.


Amarela: Entre as argilas terrosas é a que possui maior concentração de dióxido de silício e silício. É indicada para melhorar a circulação sanguínea e reduzir as inflamações.
Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, atua na defesa do tecido conjuntivo nutre o tecido com seus sais minerais que são necessários para torná-lo mais rígido e saudável sem, entretanto, deixá-lo ressecado. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Hidrata a pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.

Branca: Indicada para o tratamento de peles sensíveis e delicadas. Absorve oleosidade sem desidratar. Clareador de manchas senis, micro-esfoliador da pele, agente desintoxicante corporal, retira oleosidade da pele, combatendo cravos e espinhas, reduz rugas e sinais de expressão, adstringente, suaviza, cicatriza e catalisa reações metabólicas do organismo e também pode ser usado no corpo todo.

Cinza: Indicada para o tratamento de varizes, contusões, feridas, luxações, tromboses. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, devido ao titânio presente, é clareador de manchas, combate espinhas e cravos, é um excelente esfoliador. É muito utilizada para devolver a firmeza do busto, nádegas, coxas e barriga.

Marrom: eficaz contra a acne e a espinha.

Rosa: A Argila Rosa é rica em ferro. Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, combate os radicais livres, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios. É a mais suave de todas as Argilas, rica em sais minerais e naturalmente cicatrizantes é a mistura da Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis e delicadas. Tem propriedades cicatrizantes e suavizante. Por ser extremamente suave pode ser usado todo o dia sem ressecar a pele, é recomendada para peles desidratadas e delicadas.

Preta: Também conhecida como Lama negra ou Lama vulcânica, é utilizada na cosmética e na saúde. É mais indicada para tratamentos corporais, pois ativa a circulação sanguínea. Sua cor é determinada por alguns componentes orgânicos assim como o enxofre. É o tipo de argila mais acida que se tem conhecimento. Ativa a circulação sanguínea e linfática, remineraliza a pele, auxilia na suavização de marcas de expressão, manchas na pele, promove maior elasticidade, firmeza e revitalização. Como máscara facial auxilia no combate à acne. Suavização de estrias e eliminam manchas de depilação axilas e virilha. Tem ação revitalizadora, analgésica, cicatrizante, desodorizante e catalisadora, também auxilia os processos de emagrecimento. As máscaras são muito usadas para eliminar toxinas, limpar e tonificar a pele. É uma argila muito oxigenante e reactiva o que a torna muito eficaz quando inserida numa máscara de rosto para peles maduras e em máscaras de corpo em combatem a flacidez.

Vermelha: É utilizada em feridas, anti-stres, redutora de pesos e medidas, reumatismo, age como secativo, muito utilizado para cicatrização, artrite. Retira água em excesso do tecido ao mesmo tempo em que age diminuindo a oleosidade. Apresentam uma melhora significativa na maciez e brilho. Utilizada para reduzir pesos e medidas e no tratamento de feridas e úlceras. Limpeza completa e profunda da pele. De todos os tipos de argilas é a menos absorvente de toxinas, no entanto a sua composição promove a queima de gorduras localizadas. É um ingrediente indispensável em tratamentos de antienvelhecimento, pois contribui para intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele, aumentar a elasticidade da pele e a micro circulação, é energizante e suavizante.

Verde: Também chamada de Montmorilonita, é a mais completa entre as argilas terrosas por possuir maior diversidade em elementos com um equilíbrio perfeito entre seus componentes, sendo, inclusive, a mais rica em silício e alumínio. É indicada para peles normais a oleosas, tem ações tonificantes, adstringentes e estimulantes. Em pele acnéica ajuda a controlar a oleosidade excessiva, tornando a pele mais homogênea e equilibrada, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante.
A argila verde é um milagroso componente na queima de gordura localizada e diminuição de celulite. É empregada em quaisquer casos de saúde ou estética. Realiza um verdadeiro peeling natural.


Todos os tipos de argilas são utilizados tanto na saúde quanto na estética. As argilas também podem ser combinadas com outras substâncias como ervas medicinais, por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário