Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

BENEFÍCIOS E USOS - CAVALINHA

CAVALINHA













Nome Científico: Equisetum arvence L.


INDICAÇÃO: O chá de Cavalinha é indicado para osteoporose, acido úrico, anemia, ansiedade, arteriosclerose, bexiga, cálculos renais, celulite, estrias, rins, pulmões, o baço, flacidez da pele e músculos, enurese, menstruações excessivas, obesidade, pedra na vesícula e rins, pressão alta, retenção de líquidos, reumatismo, estresse; além de como diurético e desintoxicante.
Lavagens: feridas de difícil cicatrização, erupções cutâneas, úlceras, pés com transpiração excessiva e gargarejo para aftas e amidalites.

CONTRA-INDICAÇÕES: Não há relatos.


As cavalinhas são plantas vasculares, perfazendo cerca de 16 espécies de plantas do gênero Equisetum. É nativa da Europa, América do Norte, norte da África e da Ásia. Considera-se que esta planta tem mais de 300 milhões de anos sendo assim, comparativamente, uma das formas de vida vegetais mais antigas do mundo.
Sua composição química é formada por grande quantidade de silício e quantidades menores de cálcio, ferro, magnésio, tanino, sódio, entre outros.

Suas propriedades adstringentes e diuréticas auxiliam no tratamento da gonorréia, diarréias, infecções de rins e bexiga, estimulam a consolidação de fraturas ósseas, agem sobre as fibras elásticas das artérias, atuam em casos de inflamação e inchaço da próstata, aceleram o metabolismo cutâneo, estimulam a cicatrização e aumentam a elasticidade de peles secas, sendo indicada ainda para o combate de hemorragias ou cãibras, úlceras gástricas e anemias. É usada também como hidratante profundo, ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas, dá brilho aos cabelos, auxilia no tratamento da celulite e também da acne. Com fins ornamentais é utilizada na composição da flora de lagos decorativos, em áreas brejosas, etc.



Infusão para chá: Sua utilização é de 2 colheres de sopa da erva para 500 ml de água, sob forma de chá, feita com infusão (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando, antes de tomar, entre 10 a 20 minutos).

Óleo para prevenir estrias: Coloca-se 2 colheres de sopa da cavalinha (já seca) em um vidro com óleo de amêndoas ou semente de uva 200 ml. Deixa-se macerar por 30 dias e passa-se na pele, sempre após o banho.

Infusão para limpeza de pele: Coloca-se um pouco da planta (seca) em uma vasilha e despeja-se água fervendo. Abafa-se e deixa-se descansar por 20 minutos. Depois de fria, usa-se a infusão para limpar a pele utilizando-se um chumaço de algodão.

Para dar brilho aos cabelos: Faça-se um chá 3 colheres de sopa da cavalinha (fresca ou seca) para 500 ml de água, deixe-se esfriar e lave os cabelos.

Para fortalecer as unhas: Faça-se um chá mais concentrado, deixe-se amornar e mantenham-se as unhas imersas por cerca de 20 minutos.


Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
 

2 comentários:

  1. Oi Monalisa adorei seu blog e gostaria que vc postasse algo pra ansiedade bejusssssssssssssssssss Sandra.

    ResponderExcluir
  2. sempre que necessito de retençao de liquido eu tomo o cha de cavalinha

    ResponderExcluir