Muito mais que um açúcar natural,
O mel e seus derivados têm muito a nos oferecer.
Mel é uma substância açucarada obtida a partir do néctar das flores ou das secreções provenientes de partes vivas das plantas ou que sobre elas se encontram e que as abelhas melificas libam, transformam e combinam com matérias específicas, armazenando-as depois em favos da colméia.
O mel é um produto biológico muito complexo e a sua composição varia notavelmente como conseqüência da flora que lhe deu origem, e das condições climáticas de cada região.
A diferença entre um mel e outro resulta fundamentalmente da quantidade e qualidade de plantas que florescem e produzem néctar na mesma altura. Em muitos casos há uma flora que predomina nitidamente nalguns méis, conferindo-lhe características muito peculiares.
Mel
Popularmente conhecido como um adoçante natural, o mel, além de adoçar alimentos, pode também ser usado puro, em soluções ou misturas para prevenir e curar os mais variados tipos de doenças.
Ao contrario dos medicamentos artificiais, criados em laboratórios, o mel e seus derivados são tão ou mais eficazes que as drogas químicas que, muitas vezes acabam provocando efeitos colaterais ou provocando surgimento de outras doenças.
Enquanto os açúcares industrializados exigem uma transformação química, depois de ingeridos, o mel é imediatamente absorvido pelo sangue.
O mel se origina do néctar das flores onde é sorvido pelas abelhas coletoras, que o transfere ás abelhas operárias laboratoriais que as esperam dentro da colméia.
Neste processo as abelhas transformam a sacarose (açúcar das flores) em levulose e glicose, por meio de um processo natural, através de enzimas sendo também por este meio que o amido se converte em maltose.
O mel é considerado bactericida, anti-séptico, anti-reumático, vasodilatador, diurético, digestivo, tonificante, antiespasmódico, sedativo e vermífugo, entre outras coisas.
Benefícios do Mel
O mel entra no sistema circulatório em 7 minutos quando ingerido com água fresca e em 20 minutos com água gelada. As moléculas livres do açúcar tornam as funções cerebrais mais fáceis.
Funciona como um depósito de energia para a formação do sangue novo e ajuda as pessoas anêmicas a acelerarem o processo. O mel ajuda na purificação do sangue. A circulação sangüínea é regulada e alimentada. Tem ainda efeitos positivos sobre problemas capilares.
Não resulta em acidose ou fermentação alcoólica porque sua digestão é rápida.
Os radicais livres que o compões facilitam a digestão.
A quantidade de ferro é equivalente à contida no leite materno e no leite das vacas.
Aumenta o apetite porque aumenta as funções intestinais.
Experimentos feitos com o mel mostraram que seu efeito de matar bactéria aumenta duas vezes quando diluído em água. É muito importante observar que os recém-nascidos são alimentados com mel diluído, especialmente preparado pelas abelhas responsáveis pela supervisão.
Composição do Mel
A composição do mel é muito variável, dependendo de numerosos fatores: espécies escolhidas, natureza do solo, raça das abelhas, estado fisiológico das colônias, etc. De uma maneira muito generalizada o mel é composto essencialmente por três produtos principais: 75 a 80% de hidratos de carbono, 1 a 5% de substâncias diversas e 14 a 23% de água.
As principais substâncias acompanhantes, até hoje identificadas, são as seguintes:
Água................................17,7%
Glicose.............................34,0%
Frutose.............................40,5%
Sacarose...........................1,9%
Sais Minerais......................0,18%
Potássio, cloreto, cálcio, enxofre, sódio, ferro, etc.
Outros:..............................5,72%
Fosfato de cálcio e ferro, numa percentagem média de 0,024%; cloreto de sódio, em quantidade insignificante;
Ácido fórmico, que doseia, 2.793% nos méis escuros e apenas 1.867% nos méis claros.
Diastases, que alteram pelo aquecimento do mel e, sobretudo pela esterilização, operações portando condenáveis;
Vitaminas: A, B1, B2, B5, B6, C, E e K. A luz destrói a primeira; o calo, em maior ou menor grau, destrói todas elas;
A dose de vitaminas apresentadas varia com a coloração do mel; assim os claros mostram-se mais ricos em vitamina A , enquanto que o escuro contém maior percentagem de vitamina B, e C;
Grânulos de pólen, os quais, embora em quantidade mínima no mel centrifugado, conferem ao produto alto valor nutritivo.
Propriedades Terapêuticas
Dentre as inúmeras propriedades terapêuticas do mel, destacamos: energético, bactericida, anti-séptico, antireumatico, vasodilatador, diurético, digestivo, hiperglicêmico, tonificante, antiespasmódico, sedativo, vermífugo, etc. O mel tem ação curativa em muitas afecções do organismo, como por exemplo, doenças do fígado (também a indisposição causada pelo excesso de bebidas) e do estômago, traqueítes, bronquites, faringites e laringites, prisão de ventre ou excesso de gases.
Faz bem aos intestinos, estômago, pulmões, garganta, coração e olhos.
Tonifica e rejuvenesce a pele e os músculos. O mel de EUCALIPITO é usado como anti-séptico, para tratamento de inflamações no trato respiratório, urinário e vermífugo.
O tipo mais utilizado é o suave mel de LARANJEIRA com propriedades excelentes antiespasmodicas e sedativas; recomendado também para nervosismo e palpitações.
O mel não estraga: se açucarar o que acontece em temperaturas muito baixas é só leva-lo ao banho–maria para que fique como novo.
Mel na Beleza
O mel tem um grande poder de hidratação e também promove a elasticidade da pele humana. Geralmente a pele a partir dos 40 anos, começa a enrugar e ressecar, pois as glândulas sebáceas, responsáveis pela lubrificação da pele entram em processo de degeneração.
O mel pode retardar este processo se for aplicado constantemente, não só no rosto, mas no corpo todo, quando a pele ainda é jovem.
Podendo ser aplicado em forma de cremes, sabonetes, máscaras, puro ou em mistura com outras substâncias.
Pólem
O pólem é a parte fecundante da flor transportada pelas abelhas para a colméia. É um produto de elevado valor terapêutico. Por possuir propriedades dietéticas e excepcionais, foi incorporado à alimentação humana. É indispensável a à vida das abelhas, que com ele preparam a geléia real para alimentar suas crias e a própria abelha rainha.
A composição do pólem é variável, de acordo com a vegetação que se encontra próxima ás colméias, mas basicamente contém:
A composição do pólem é variável, de acordo com a vegetação que se encontra próxima ás colméias, mas basicamente contém:
Proteínas..................35%
Glicídios...................40%
Lipídios....................5%
Água........................5%
Outros.....................15%
(vitamina A, B, C, D, e E, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, enzimas, antibióticos e antibactericidas).
Indicação do Pólem
O Pólem possui função reguladora das funções intestinais, sendo indicado para que sofra de: diarréia crônica, ou ao contrario, para aqueles que têm intestino preso.
Por provocar um aumento na taxa de hemoglobina no sangue, o pólem é muito usado por aqueles que têm anemia.
Restitui força e peso, naqueles que sofrem de convalescença, agindo como reanimador (euforizante) tanto físico como mental. Melhora a visão impede a queda de cabelos e, como a geléia real, revitaliza a pele.
Geléia Real
A geléia real é uma substancia produzida por secreção das glândulas hipofaringeas das abelhas operaria, é um super alimento, de consistência pastosa, cor amarela e sabor ácido, produzido para alimentar as larvas das operárias e dos zangões nos três primeiros dias de vida, além das futuras rainhas.
Somente se conserva em baixa temperatura (menos de 10 º C), cerca de 18 meses. Pode ser misturada ao mel e deve, obrigatoriamente, ser conservada em local fresco e escuro.
Composição
Água....................66%
Glicídios................14%
Protídeos................10%
Lipídios...................6%
Outras....................3%
(vitaminas, especialmente ácido pantatênico, hormônios, antibióticos e sais minerais).
A geléia real facilita o metabolismo celular agindo como estimulante, fortificante, acelera a recuperação e tonifica o organismo, antibiótico, antiinfeccioso, impotência, depressão. Aumenta o apetite e resistência aos resfriados.
A presença de gama-globulina dá à geléia real o poder de potencializar as defesas orgânicas diante de vírus.
O colágeno, produto cuja deterioração provoca o envelhecimento, está também presente na geléia real; é ele que ajuda a retardar o envelhecimento, revitalizando e reconstituindo o organismo.
Doenças da pele, incontinência urinaria e hipertensão pode ser curada com a geléia real desde que se tomem algumas precauções. Pode ser um produto euforizante, a geléia real deve ser misturada ao mel na proporção de 3 colheres de geléia para 125 colheres de mel.
Própolis
A própolis é um excelente bactericida e antibiótico natural, conseguindo os mesmos efeitos da penicilina, estreptomicina, terramicina e outros, porém não provoca efeitos colaterais destes antibióticos artificiais fazendo somente curo sem causar efeitos colaterais.
Na idade média, quando nascia um bebe, a parteira esfregava o umbigo com própolis.
Sua composição química é pouco conhecida, mas sabe-se que se compõe de:
55% de substancias resinosas;
30% de cera;
55 de pólem;
105 de outras. (ferro, manganês, cobre, zinco, vitaminas do complexo B, vitaminas E, C e H, gorduras e ácidos.).
É rica em substancias flavonóides que lhe garantem propriedades antibióticas.
Propriedades Terapêuticas
A própolis pode ser usada em forma de liquido, pomada, pastilha, granulada, cápsula, comprimido, sabonetes e pasta dental.
Em forma de lascas e pastilhas é indicada para faringites, amidalites, gengivites, estomatites, gripes e pneumonia. A granulada é indicada para ulceras gástricas e distúrbios intestinais. Em pó ou liquida para cistite, nefrite, prostatite e outras inflamações. Em pomada e cápsulas para lúpus abscessos, ulcerações, eczemas, queimaduras, herpes, etc. A própolis também te sido utilizada no tratamento de câncer bucal.
RECEITAS COM MEL
Bolo de mel
Ingredientes:
½ xícara de açúcar mascavo
1colher (de chá) de canela
½ (de chá) de nos moscada
½ xícara de nozes picadas
2 e ½ xícara de farinha de trigo
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (de chá) de sal
½ xícara de açúcar
½ xícara de mel
2 ovos
¾ xícara de geléia de maça
1 colher (de chá) de baunilha
1 xícara de creme de leite
Preparo:
Misturar o açúcar mascavo, canela noz moscada e nozes picadas – reserve.
Peneirar junto: farinha, fermento em pó, o bicarbonato e sal.
Colocar na batedeira a manteiga, o açúcar, o mel e bater bem.
Juntar os ovos, continuando a bater. Juntar sempre mexendo, a geléia de maça, a baunilha. Juntar os ingredientes secos (farinha e ect.) peneirados, alternando com o creme de leite. Mexendo bem após cada adição. Comece e termine com ingredientes secos. Espalhar a metade da primeira mistura por cima. Com a colher, espalhar o restante da massa, uniformemente e polvilhe o restante da mistura.
Assar em forno moderado, mais ou menos 175º, durante 40 minutos.
Cortar em pedaços e servir quente ou frio, simples ou com creme de chantili.
Pão de mel
Ingredientes:
1 ½ xícara de farinha de trigo peneirada
2 colheres (de chá) de fermento
½ colher (de chá) de sal
1 ovo
½ xícara de leite
3 colheres (de sopa) de manteiga
1 copo de 250ml de mel
Preparo:
Peneirar junto à farinha, o fermento e sal. Bater o ovo, juntamente o mel, o leite e a manteiga, mexendo bem.
Despejar numa assadeira untada.
Cobrir com a seguinte mistura:
¼ xícara de farinha;
2 colheres de manteiga;
¼ de xícara de mel.
Levar ao forno moderado durante 35 minutos.
Sorvete de mel
Ingredientes:
1 copo de leite
100g de mel
2 claras
1 copo de creme de leite
Preparo:
Misture bem o mel e o leite.
Bata o creme de leite e as claras numa batedeira ou liquidificador.
Acrescente a mistura de leite e mel, batendo na velocidade mínima.
Leve ao congelador ou freezer.
Está pronto o sorvete de mel. A decoração vai depender da sua criatividade.
RECEITAS DE BELEZA COM MEL
Banho de mel
Ingredientes:
200g de mel
50g de alfazema (erva seca)
Água quente (de 35º a 40º) para encher uma banheira
Preparo:
Coloque meio litro de água para ferver.
Reserve a alfazema num recipiente de vidro ou louça.
Quando à água levantar fervura despeje sobre a alfazema e abafe por cerca de 10 a 20 minutos. Depois coe a alfazema e misture o mel.
Então despeje na água da banheira.
Este banho, além de relaxante, também é tonificante, favorecendo o rejuvenescimento da pele.
Loção tônica
Ingredientes:
100g de mel;
150 ml de água de colônia;
Preparo:
Junte os dois ingredientes em um frasco e agite-o bem, até que os dois estejam bem misturados.
Esta mistura deve ser passada na pele, pela manhã, após lavá-la.
Creme hidratante para o corpo
Ingredientes:
100g de gordura de coco;
1 gema de ovo;
1 colher (de sopa) de mel;
1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas;
Preparo:
Amoleça a gordura de coco em banho maria. Misture a gema de ovo, o mel e o óleo de amêndoas. Usar uma vez depois do banho antes de dormir. Esta pasta deixa a pele muito macia.
Máscara para evitar rugas
Ingredientes:
20g de mel;
20g de lírio branco;
50g de cera virgem de abelhas.
Preparo e aplicação:
Esmague o lírio branco. Aqueça a cera virgem de abelhas e misture-a com o mel e lírio esmagado.
Aplique no rosto e pescoço deixando agir por 30 minutos. Enxágüe com água morna.
Máscara de descanso para pele seca
Ingredientes:
1 gema de ovo;
1 colher (de chá) de óleo de amêndoas doce;
10g de mel;
Preparo e aplicação:
Misture todos os ingredientes e aplique imediatamente sobre a pele do rosto e pescoço.
Mantenha-se imóvel, de preferência deitada, por 30 minutos.
Remova a mascara enxaguando com água morna.
Máscara de descanso para pele oleosa
Ingredientes:
10g de mel;
2 colheres (de chá) de suco de limão;
Preparo e aplicação:
Misture os ingredientes e aplique imediatamente sobre o rosto e pescoço, deixando descansar por 30 minutos. Remova a máscara com água morna.
Hidratante de mel para peles normais
Ingredientes:
100g de cera branca de abelhas;
50g de óleo de lanolina;
300g de óleo de abacate;
100g de mel;
Essência de rosas;
Preparo:
Em um recipiente junte a cera, o óleo de lanolina e o óleo de abacate.
Aqueça os ingredientes, mexendo sempre, até que se obtenha uma mistura homogênea. Retire do fogo e deixe esfriar.
Junte o mel e algumas gotas da essência de rosas. Guarde o creme em potes com tampas, em lugar seco, sem exposição á luz.
Fonte: Livro: Ervas Medicinais e Terapias Alternativas.
Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.